Outsourcing é um termo inglês muito empregado no mundo dos negócios para definir terceirização, apesar dessa ser uma explicação bastante rasa para o serviço.

Aprofundando um pouco, outsourcing trata-se da contratação de um serviço especializado para cuidar de setores importantes para o funcionamento do negócio que, no entanto, não é a atividade principal da empresa.

Um exemplo de de outsourcing (ou terceirização), é a dos serviços de manutenção TI ou aluguel de impressoras.

É praticamente impossível um negócio viver sem tecnologia então é essencial que toda a tecnologia esteja devidamente funcionando todos os dias para evitar perda de produtividade.

Porque contar com outsourcing especialmente na sua TI?

Quanto você fica doente e precisa de um médico, por exemplo, você procura um médico por motivos óbvios: ele é o especialista na doença que você suspeita ter.

Contar com especialistas para gerir áreas como a sua TI quando não se trata da sua atividade principal é de extrema importância para a manutenção da sua organização.

Você pode tanto montar um setor, que dependendo do porte da sua organização é inviável, como também pode contar com serviços especializados confiáveis para terceirizar a sua TI ou, contratar por serviços quando necessitar.

Confirma algumas das vantagens de contar com um prestador de outsourcing para a sua TI:

1. Foco no negócio

Terceirizando o que não é o foco do seu negócio, você foca na sua atividade e desempenha seu serviço com excelência deixando a manutenção com quem entende.

Certifique-se de estar contratando um serviço especializado com garantias e que irá atender a sua demanda.

2. Aumento da qualidade

Você passa a ter um suporte para qualquer eventual necessidade ou falha na sua estrutura de tecnologia.

Tendo um prestador de serviço de confiança e estabelecendo um nível de serviço claro das suas necessidades, você poderá garantir a qualidade e agilidade no atendimento.

3. Flexibilidade

Contar com uma equipe especializada que possa lhe atender inclusive remotamente, proporciona ganho de tempo e sabemos, tempo é dinheiro.

Conte sempre com equipes flexíveis que possam contar com apoio remoto quando necessário e não preciso sempre deslocar alguém, o que pode demorar mais tempo e ser mais oneroso.

4. Redução de custos
Só o fato de não precisar montar uma estrutura enorme de TI – que por vezes é cara – já é um grande economia e também, agindo preventivamente evita-se que as ferramentas de trabalho se depreciem antes do seu tempo.

Como mencionado antes, por vezes, não faz muito sentido montar uma estrutura e um time de TI na sua empresa.

Espero que as dicas tenham ajudado e não deixe de nos contatar para serviços especializados de manutenção de infraestrutura de TI.