Temos que concordar que a tecnologia facilita nossa vida e muito! Quando ela não funciona ou falha ficamos totalmente a deriva.

Manter a limpeza dos dispositivos como notebooks, computadores, celulares e periféricos é de extrema importância para garantir o bom funcionamento e conservação dos equipamentos, pois o acúmulo de sujeira pode prejudicar os componentes e comprometer o funcionamento, reduzindo a vida útil dessas tecnologias.

Além dos riscos, a limpeza destes aparelhos é também uma questão de higiene e estética. As sujeiras pode deixar os aparelhos mal conservados e feios além de eventualmente ser uma fonte de micro organismos nocivos.

Não apenas a limpeza física (hardware) mas a limpeza de excesso de arquivos (software) se fazem necessárias para manter as tecnologias funcionamento bem.

Vale lembrar que a limpeza desses dispositivos vai exigir um cuidado especial. Alguma boas práticas e verificações de rotina podem ajudar a manter os dispositivos funcionando e prolongar a sua vida útil.

Confira algumas:

Limpeza de hardware: Externa

A limpeza externa inclui a limpeza das entradas de cabos, teclados e tela além da superfícies dos aparelhos. Nada de usar produtos abrasivos que possam comprometer os aparelhos.
A dica é usar um secador no modo frio para tirar toda a poeira do aparelho e usar junto um pincel macio apropriado para tirar a poeira do equipamento.
Para a tela, use produtos específicos de limpeza de tela e não use papel, o melhor é usar um tecido de microfibra.

Limpeza de hardware: Interna

Para limpeza interna, sugerimos que seja feita por alguém que saiba com as ferramentas adequadas e que possa mexer nos componentes internos sem causar danos ao equipamento. A limpeza interna é tão necessária quanto a interna e as dicas são as mesmas: usar os recursos adequados para a limpeza.

Limpeza do software (programas)

Para fazer a limpeza o software, a primeira dica é eliminar os arquivos desnecessários. Organize seus arquivos e pastas e elimine o que não faz sentido manter na máquina, sejam arquivos ou programas.
Usar software de limpeza de arquivos também é uma alternativa viável para manter o funcionamento dos dispositivos funcionamento bem.

Antivírus e backups de segurança

Não se esqueça de manter a segurança dos seus dispositivos. Além de jamais clicar em links ou acessar sites não confiáveis, manter um antivírus atualizado com verificações periódicas e realizar backups de segurança podem evitar a dor de cabeça de perder arquivos ou sofrer exposições que podem virar grandes problemas, como exposição de dados sensíveis e senhas, por exemplo.

IMPORTANTE: Sempre mantenha os equipamentos deligados quando for fazer a limpeza.

PS. Indicamos também você contar com um serviço especializado de TI para realizar a manutenção nos seus dispositivos e na sua estrutura de TI.

Espero que as dicas tenham ajudado e, precisando de serviços especializados, entre em contato conosco e confira as propostas de manutenção que temos para serviços de TI e condições especiais para contratos com empresas de Florianópolis e Região:

Alguns dos serviços são:

  • Atendimento técnico (remoto ou presencial) para restabelecer o funcionamento afetado
  • Substituição / reparo de equipamentos defeituosos
  • Formatação
  • Remoção de vírus / spywares / arquivos temporários e/ou desnecessários
  • Reinstalação de programas/softwares
  • Rotina de manutenção preventiva física (Desmontagem, limpeza, lubrificação e aplicação de pasta térmica).