A vida no mundo virtual, assim como na vida, exige que sejam tomados alguns cuidados para garantir a proteção contra imprevistos. Esses cuidados devem ser tomados tanto no uso pessoal das tecnologias quanto no uso das tecnologias nas corporações.

A segurança da informação tem por base quatro princípios básicos que devem ser levados em consideração e são eles:

  • Disponibilidade: ter a informação sempre que necessário e preciso;
  • Integridade: garantir a integridade das informações e alterações, de acordo com as regras de responsabilidade;
  • Confidencialidade: acesso às informações somente pelas pessoas devidamente autorizadas;
  • Autenticidade: garantir a autenticidade das informações registradas

Os riscos que envolvem não dar a atenção a segurança da informação podem ser inúmeros, além dos riscos de perder dinheiro diretamente, existe a exposição caso os devidos cuidados dos princípios de segurança.

Para ajudar pessoas e empresas a gerenciar a segurança da informação, separamos abaixo algumas dicas para ajudar nesse tema. Confira!

1. Proteja seus dados

Incluir uma rotina de backups pode lhe garantir segurança a mais na proteção de dados importantes, sejam eles quais for. Dependendo do volume e importância dos dados é indicado fazer uma rotina de atualização mais frequente e até implementar mais de uma rotina.

 

2. Utilize antivírus

É bastante clichê porém, é importante contar com um bom antivírus para proteger-se on-line

 

3. Crie senhas fortes

É importante fugir de senhas óbvias. Mesmo que pareça um conselho óbvio, é muitas vezes ignorado. Procure sempre que possível construir senhas fortes mesclando letras, números e caracteres especiais.

 

4. Não compartilhe usuários e senhas

Usuário e senhas devem sempre ser pessoais e intransferíveis. Compartilhar usuários e senhas pode ser perigoso para proteção de dados.

 

5. Mantenha os softwares atualizados

A atualização dos softwares deve sempre ser realizadas para evitar que o software não opere corretamente e que sejam implementadas as melhorias que eventualmente envolvem a segurança da aplicação.

 

6. Cuidado redobrado ao usar redes compartilhadas

Ao usar redes compartilhadas de computadores, esteja ciente que a exposição é maior então, muito cuidados ao usar e inserir seus dados em redes de computadores compartilhadas.

 

7. Cuidado ao compartilhar dados sensíveis

Ao salvar dados sensíveis em formulários, tenha cuidado para que essas informações sejam acessadas somente por você. Se for o caso, use navegação anônima.

 

Uma dica bônus é contar com empresas sérias para fazer a manutenção e a segurança da sua infraestrutura de TI.

Confira nossas ofertas para manutenção de TI e serviços de suporte em TI para pessoas e empresas!